Intervenção do Terapeuta da Fala na Idade Adulta / Geriátrica
No esquema que se segue indicam-se os principais quadros clínicos na idade adulta cujas sequelas mais frequentes exigem a intervenção atempada e estruturada de um Terapeuta da Fala, de forma a impulsionar a qualidade de vida dos utentes.
a
A intervenção do Terapeuta da Fala passará pela reabilitação ou compensação das competências ameaçadas, de acordo com avaliação detalhada do caso, de forma a potenciar a máxima funcionalidade e qualidade de vida possíveis.
Não existem métodos gerais de intervenção terapêutica pelo que cada paciente deverá ser submetido a um programa específico, individual e diferenciado. A duração da intervenção dependerá da dinâmica de avanço ou estagnação, grau de colaboração e motivação.
Apesar de se terem mencionado apenas as principais patologias, podem ocorrer alterações na fala, na linguagem e na deglutição decorrentes de outros quadros clínicos, bem como do processo natural do envelhecimento fisiológico (perda de dentes, perda de força muscular, alterações de sensibilidade intraoral, etc.), sendo que são igualmente merecedoras de intervenção terapêutica.
a