Psicodrama

O Psicodrama de grupo é uma psicoterapia individual realizada em grupo.

Esta técnica psicoterapêutica possuí um setting específico: um espaço delimitado ao centro – denominado palco, em torno do qual se situam os pacientes e a equipa terapêutica – constituída por pelo menos dois profissionais com formação em psicodrama, um diretor e um ou mais egos.

As sessões de psicodrama desenrolam-se em três momentos, um primeiro momento de Aquecimento, em que se favorecem as trocas e partilhas em grupo, um segundo momento onde é proposta uma Dramatização ou interação psicodramática no palco e, por fim, os Comentários exprimidos pelos pacientes e pela equipa em torno da dramatização realizada.

A Dramatização consiste no desempenho de papéis num cenário fantasiado, permitindo-se, através da espontaneidade, a partilha e exploração de emoções, conflitos e angústias vividas num palco interior – “o palco da mente”. O palco psicodramático é um território livre onde qualquer ideia, tempo ou personalidade pode ser exposta sem acarretar punições comuns na vida real, por conta do distanciamento que a ficção proporciona. Neste momento, mais do que a palavra, importa o corpo, a sua forma de se expressar, de comunicar, de sentir. Nos Comentários, procura-se o retorno à palavra e com ela uma integração dos sentimentos e dificuldades experimentados, a construção de uma compreensão comum e individual de si e dos problemas elaborados, e ainda uma reaproximação do paciente com a realidade externa.

Esta abordagem favorece o desenvolvimento de uma reflexão crítica, e contribui para satisfazer a busca de experiências próprias de cada faixa etária.